IVC Evidensia regista progressos significativos na sua estratégia para a sustentabilidade

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

O relatório de 2022 sobre a estratégia “Positive Paw Print” com vista a definir e partilhar novos padrões de sustentabilidade na saúde animal e na gestão de todos os centros veterinários da IVC Evidensia, dá conta de progressos bastante favoráveis em todos os países onde o Grupo está presente.

“Positive Paw Print” trata-se de um plano estratégico lançado em 2021 com o intuito de proteger a saúde e a felicidade das pessoas e dos seus animais de estimação, visando a redução do impacto ambiental do Grupo e a promoção de um ambiente mais limpo e sustentável.

 

Assente em três pilares fundamentais - Pessoas, Planeta e Pacientes, o relatório de sustentabilidade da IVC Evidensia enumera resultados favoráveis nas três vertentes.
 

 

No âmbito do pilar “Pessoas”, o Grupo Veterinário conseguiu alcançar progressos consideráveis com vista à criação de um excelente lugar para trabalhar proporcionando o apoio e a formação necessária na prestação de cuidados excecionais aos animais e aos seus donos. Em 2022 demos início ao programa de embaixadores de bem-estar em todos os centros de atendimento médico-veterinário em Portugal e Espanha, proporcionamos o acesso à formação através da criação da Academia de Graduados e lançamos a plataforma de Bem-Estar IVC Evidensia que disponibiliza conteúdos de bem-estar, nutrição, educação financeira, saúde mental, aulas online de yoga e outras modalidades a todos os seus colaboradores.

Relativamente ao pilar “Planetas”, o Conselho de Administração da IVC Evidensia aprovou o objetivo de redução das emissões líquidas de carbono para zero até 2050 conforme estabelecido no Tratado de Paris celebrado durante a Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas. De acordo com o relatório Postive Paw Print 2022, 65% da energia consumida pelo Grupo é proveniente de fontes renováveis, 84% das embalagens de marca própria são recicláveis, compostáveis ou reutilizáveis e cerca de 1,8 milhões de seringas foram substituídas por alternativas que utilizam menos 30% de plástico.

 

Os resultados revelam que em 2022, 6,49 milhões de animais foram tratados nos centros veterinários da IVC Evidensia

 

Já sobre a esfera dos “Pacientes”, os resultados revelam que em 2022, 6,49 milhões de animais foram tratados nos centros veterinários da IVC Evidensia dos quais 52% dispõem de salas de espera específicas consoante o tipo de espécie e um total de 2793 animais em esta crítico receberam tratamentos de saúde graças ao nosso Fundo de Solidariedade “Care Fund”.

 

Apesar de o Relatório evidenciar um balanço consideravelmente positivo, Simon Smith, CEO da Evidensia reconhece que ainda existe muito caminho por percorrer e que “incorporar políticas de sustentabilidade numa empresa com a dimensão da IVC Evidensia é uma tarefa desafiante”, mas que felizmente, tanto a Administração como todos os colaboradores do Grupo “estão empenhados em concretizar”.  Temos tido progressos consideráveis, mas ainda existe muito trabalho a fazer se pensarmos que pretendemos ser não só o melhor grupo veterinário do mundo, mas também o melhor grupo veterinário para o mundo, acrescentou Simon Smith.